O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de ago. de 2012

STF, o grande ginásio coberto

Jamais vou esquecer aquele anoitecer de sábado, na concentração do time de futsal do Paulista F.C. em um hotel, na cidade de Canoas, na chamada Região Metropolitana do Rio Grande do Sul.

Faltava menos de uma hora para a nossa estreia no campeonato gaúcho da modalidade que começara na sexta-feira, com uma rodada de três jogos. Radinho Spika no ouvido, pronto para entrar no ônibus que nos levaria ao ginásio para enfrentar a seleção porto-alegrense, sintonizei um programa de esporte na emissora local.

O apresentador, em meio a um fundo musical vibrante chamou a atenção para as manchetes da primeira rodada da competição que eletrizava a cidade inteira. A primeira chamada foi ao ar com toda pompa e circunstância:

- Surpresa na rodada de ontem... Venceram todos os favoritos!

Hoje, mil anos depois, abro os jornais, escuto rádio, vejo televisão e sou supreendido com a manchete que cobre o julgamento do Mensalão:

- Surpresa! Depois de condenar miúdos, Lewandowski absolve o primeiro graúdo!

O Brasil é uma competição de grandes lances e o Supremo Tribunal Federal é o seu maior ginásio coberto.

RODAPÉ - João Paulo está comemorando, mas ainda faltam outros nove ministros. Por enquanto está 1 x 1. E no final não haverá nada para comemorar. Ele foi só absolvido por Lewandowski. Faltou prova bastante ao olhar do arguto julgador. João Paulo não foi julgado inocente; só não foi condenado.