O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

8 de ago. de 2012

De bem a melhor, porque vai de mal a pior

Com o olho mais no julgamento do Mensalão do que nos Jogos Olímpicos, a satisfação tem sido a mesma. Defensores dos mensaleiros e cartolas olímpicos vão mal das pernas.

A defesa que Thomaz Bastos apresentou hoje no Supremo foi de dar sono em qualquer douto ministro ou no mais ignaro leigo no assunto.

Ele usou o velho coração petista para desqualificar a "unica" testemunha apresentada pelo procurador Roberto Gurgel que, à guisa de elogio, disse tratar-se de um bancário de quinta categoria, cuja palavra não valia um tostão. No decurso de seu improviso por escrito, Thomaz Bastos usou o tempo todo as declarações do mesmo desqualificado bancário em defsa do seu cliente, o presidente do Banco Rural.

Os demais advogados seguem os mesmos passos de seu guru de capinha, o velho espadachim dos autos, Thomaz Bastos. Os ministros ressonam. Eles já têm juizo formado há muito tempo. Ou seriam bem piores do que aqueles que só vêem olimpíada e a novela da Carminha.

Quanto aos Jogos, o Brasil vai de bem a melhor. É que a comitiva dos cartolões do Comitê Olímpico Brasileiro e dos proprietários do esporte no Brasil vai de mal a pior.

Coleciona bronze como se fosse platina ou brilhante. No boxe feminino, Adriana Azambuja ganhou uma medalha de bronze, depois de 44 anos de jejum no pugilismo olimpico brasileiro. Mas tomou um pau da russa que vai lutar agora por prata e ouro.

No basquete, perdemos para a Argh!entina: adeus medalha! No salto, levamos vara traveis; em altura e a distância, ficamos bem mais longe uma vez mais; no hipismo, foi dose pra cavalo: só pose e fracasso.

Estamos mantendo a regularidade: continuamos, surpreendentemente, atrás de China e Estados Unidos. E de mais duas dúzias de países que não têm dinheiro como nós temos. E nem cartolas ou ministérios de Esporte como o Brasil tem.

E você, já preparou a recepção para a cartolagem que levou para Londres esse bloco de velhos conhecidos, desse estranho sindicato de sócios da mesma dor olímpica, desde outros carnavais? Ou você acha que, como os nossos atletas, já está muito velho para essas coisas?!?