O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de mar. de 2010

Utilidades... De multas a Cotozinho

01. COMO SEMPRE - Luiz Inácio Lula da Dilma, em palanque, fingindo engolir a legislação eleitoral diante da turma do gargarejo que puxava o saco, gritando o nome da candidata do Palácio ao Palácio: "Vou trazer a conta para vocês... Eu vou cobrar". Nenhuma novidade no front: Lula sempre bota o prejuizo na conta dos outros.

02. CONTA CONJUNTA - A conta que o filho de Zé Sarney - o Ínclito, não sabia que tinha na Suiça é conjunta com Paulo Maluf. No mínimo, o código é o mesmo.

03. ENFIM PODE DAR PT - Pesquisa revela que metade da população de Brasília prefere a intervenção e um terço deseja a extinção definitiva da Câmara Legislativa. Acham que o presidente deve nomear o governante do Distrito Federal. É o único jeito que o PT encontrou para ganhar uma eleição na capital da República.

04. PELOS CODINOMES - Marias e Clarices garantem que Lula está pronto para continuar driblando a lei eleitoral: ao invés de falar em Dilma nas inaugrações de licitações e pedras fundamentais vai se referir aos codinomes da dita guerrilheira dos bons tempos de outrora: Estela, Vanda, Luísa... Lula, teu nome é burla.

05. SALVO CONDUTO - Arruda vai prestar depoimento à Polícia Federal na manhã desta segunda-feira. Wellington, seu homem de comunicação para assuntos de panetone vai fazer o mesmo na parte da tarde. Com isso, o ex-governador ganha um salvo conduto que lhe abre as portas da saleta contígua à sala da diretoria da PF. Ouvidas as testemunhas, não há como voltar à prática do tráfego de influência e embaralhar as pistas no antro de corrupção que Arruda chefiava. É o que pensam os homens da lei.

06. PUXÃO EM A VOZ - Esse amargo retorno de Lula ao seu esporte preferido de caçar jornlais e jornalistas que lhe provocam azia é, na realidade, um puxão de orelhas em Franklin Sinatra Martins - A Voz do Palácio. No fundo, no fundo, ele está dizendo que o serviço de circulação de releases contando a história oficial está cobrindo menos espaço do que o noticiário de verdade.

07. MAIOR INFRATOR - TSE multa Lula pela segunda vez. Agora ele tem que pagar R$ 10 mil pela infração. A porteira está aberta. Por onde passa boi, passa boiada. Só mais uma coisinha: quem vai pagar essa conta do maior infrator e reincidente?!?

08. O TRAGICÔMICO - O destempero subiu pra cabeça de Lula. Nuncanessepaís um governante disse tanta bobagem tantas vezes com tanta frequência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu lembrar a perda do dedo. Entregando ambulâncias em Tatuí, interior de São Paulo, decidiu contar a sua versão sobre o saudoso dedo mindinho da mão esquerda. Contou que tinha 17 anos e que passou um ano envergonhado por ter um dedo a menos.

E gargarejou: "Este dedo aqui, se eu fosse presidente àquela época, não perderia o dedo. Hoje até faria um implante, colocaria um dedo maior do que este aqui. Mas, como eu era um peão, cheguei fedendo a macacão, fedendo a graxa, às 3h da manhã, o médico olhou para a minha cara e falou 'Para que esse peãozinho precisa de dez dedos? Vou logo tirar', e tirou o cotozinho". E assim o PresiDeus fez do drama, uma pequena e rápida comédia - como de costume.

Lula teve sorte, porque hoje como presidente ele correria o sério risco de uma infecção generalizada por uso e abuso de petróleo. Taí a foto que não nos deixa mentir. Mas essa parte do espetáculo ele pulou. E então ali mesmo, em pleno palco, diante da turma do gargarejo ensaiou le grand finale: "...Poderia ter deixado o cotó para eu poder coçar o nariz". (Risos e pano rápido).

Ainda bem que foi rápido, porque o narrador poderia ter se lembrado de outras utilidades e lugares para o uso daquilo que chama de "cotozinho".