O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

9 de mar. de 2010

Sherlock Holmes no TSE

Certa noite, ainda no século retrasado, Sherlock Holmes examinava com seus olhos de lince e sua inseparável lupa, o cenário de um de seus mais misteriosos casos.

Uma loura escultural jazia no centro de uma cama de lençóis de percal, banhados de sangue. A seu lado, o biógrafo e companheiro John Watson, a tudo atentamente acompanhava. Pouco tempo depois de profunda reflexão, Sherlock Holmes deu seu arguto parecer:

- Essa mulher foi assassinada com um tiro.
- Ela não pode ter cometido sucídio?
- Não. Foi assassinada.
- Como o senhor pode ter tanta certeza?
- Elementar, meu caro Watson. O tiro foi dado a um metro de distância... na nuca.

Esse tipo de detetive é que precisava ser contratado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com um momento de atenção, chegaria à conclusão de que Lula e Dilma vem cometendo crime eleitoral há muito tempo. Bastaria que a justiça eleitoral não fosse cega para o tiro sair pela culatra.

COMO BALA PERDIDA

Então, falando sobre essa lama toda que escorre da Bancoop, Bando de Cooptadores - ops! Cooperativa Habitacional dos Bancários - o deputado tucano Zé Aníbal recomendou que a investigação parlamentar do chamado caso Bancoop seja feita na Assembleia Legislativa de São Paulo, e não no Congresso Nacional.

E, com a maior naturalidade, explicou: "Acho melhor fazer aqui (em São Paulo). Em Brasília, hoje, é difícil fazer qualquer investigação. Lá há uma maioria que está cooptada pelo PT para admitir ilicitudes e corrupção".

E fica por isso mesmo. Um tucano abrindo o bico desbragadamente e os petistas comendo em tranca descaradamente. Só uma nação que já perdeu a vergonha é que pode fingir que uma acusação dessas seja como bala perdida no Rio de Janeiro: entra por um ouvido e sai pelo outro.