O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de mar. de 2010

Obra-prima de Lula: Cristo, Cidadão Nordestino

Pulando e andando para as condenações e multas que lhe foram impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Inácio Lula da Dilma - o Ficha-Suja, ele foi ontem balançar a pança e comandar amassa em dois showmícios realizados a toque de jingles eleitorais e gritos de guerra de militantes petistas, bolsa-familiares e agregados.


Pela matinata, Lula aproveitou a cerimônia de inauguração de um pedaço do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna, para bancar o arauto de boas novas e promessas de pão e circo pra todo mundo.

Ele ameaçou para a próxima segunda-feira uma nova versão do programa Minha Casa, Minha Vida, prometendo contruir mais 2 milhões de casas populares. "Vamos acabar com o maldito déficit habitacional nos próximos anos" - repetiu-se, livre de qualquer rubor facial.

E, com a largueza de alma que a impostura de PresiDeus lhe dá, pintou sua mais recente obra de arte: O Cristo Nordestino. Gargarejou para a claque ali reunida, tomando como gancho o lado bom da história do pré-sal:

"Não pensem que a gente achou o pré-sal porque Deus é brasileiro. Embora eu acho que seja mesmo, pois quando olho um quadro vejo a cara dele e não tenho dúvida de que ele nasceu aqui no Nordeste."  Pronto! Estava criada a obra-prima: Cristo, cidadão nordestino.

Como se não tivesse desandado nas pesquisas e nem fosse a mais perfeita tradução de uma cúmplice da contravenção eleitoral do companheiro bom e batuta, Dilma Roucheffe foi o poste iluminado dos salamaleques das ditas autoridades que discursaram na cerimônia.

Jaques Wagner, o pífio governador baiano, em falta de outro adjetivo chamou-a de "generala". Já o presidente da PTrobrás, Sérgio Gabrielli, agradecido ao que lhe sobrou do tempo em que Dilma ocupou na estatal, brindou-a com um puxassaquíssimo "minha presidente".



Depois de agraciada pelos piolhos de boca-rica de sempre, veio a vez de dona Dilma. Não agradou. Chata e querendo ofuscar Marina Morena, a que se pintou de verde, mereceu alguma atenção da claque quando apelou para a falaçada "ecológica" e lançou a esmo que "água é vida". A turma até aplaudiu.

Mais tarde, teve vontade de apupar, mas já era tarde demais quando prefeitos e vereadores lhes contaram que o brado não tinha nada a ver com a necessária e tão aguardada solução para o abastecimento do precioso líquido que tanto falta em Itabuna, quanto é escasso em Ilhéus.
Aí veio a tarde de mansinho. Dilma e Lula se mandaram para Ilhéus e por lá alardearam a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida. Só para aquela cidade prometeram 3.170 moradias. E logo celebraram a inauguração do edital de uma ferrovia entre Tocantins e o litoral da Bahia. A obra faz parte da nova versão do PAC-2, programa com previsões de obras para o dia de São Nunca.

E assim é que, blindado pelos bolsos sem fundo do trio avacalhador - Vaccari, Vaccarezza e Vakamoto - Lula vai infringindo a lei eleitoral à espera de novas e hilariantes condenações. Grande coisa ser um ficha-suja. Ele não é candidato em outubro.