O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de mar. de 2010

Filhos da Pauta

E, porque hoje é sábado, há a perspectiva do domingo. E os filhos da pauta contarão a história oficial, nascida dos aparelhos de informação da maior fonte de patrocínio dos meios de comunicação desse Brasil Da Silva.

Fim de semana é a hora e a vez do Caderno-2 de todos os jornais; tempo de revistas no rádio; de ver futebol e shows da vida na televisão. É hora de filosofar e fingir que o mundo das notícias parou e todo jornalista pediu para descer. Os formadores de opinião - entes físicos e jurídicos - apenas mostram o resumo requentado das coisas da semana. I la nave va!

Os filhos da pauta querem que o Brasil entre segunda-feira interessado apenas no julgamento do casal Nardoni. Assim ninguém vai querer reclamar de que vive num país em que o governo governa demais.

Os filhos da pauta querem que a ausência do Ronaldão no Corinthians importe muito mais que os tabefes que Adriano levou da namorada lá no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa que chora um vale de lágrimas pelos royalties que Lula mandou repartir em milhões de votos por todos os estados da Federação.

Lula, o Poncio Pilatos nacional, acaba de levar as mãos outra vez: disse que petróleo e grana do pré-sal agora é coisa do Congresso. Para o PresiDeus, o governo Da Silva é só justiça, razão e verdade. E vai construindo assim, dia a dia da semana, sem descansar no domingo, um país em que o poder corrompe os fracos que se deixam corromper.

A morte de Glauco, o cartunista do Céu de Maria, por um idiota viciando em erva alucinógena, ocupa os espaços que omitem  o fato de que o lucro da PTrobras caiu 12%, mas assim mesmo é um poço de dinheiro sem fundo: lucrou R$ 29 bilhões.

Assim, dando pão e circo, os filhos da pauta cumprem a missão determinada pelo marquetismo que tem a cruel habilidade de iludir o povo - aquele que lê e o povo que apenas tem bolsa-família - ao invés de satisfazê-lo, de dar-lhe em serviços e qualidade de vida o que lhe tira em impostos e gastos com a máquina pública, viciada em cartões corporativos. E, então, ninguém se apercebe de que aqueles que não sabem governar não passam de usurpadores.

Os filhos da pauta falam que a Britsh Airways cancela mil voos pela Europa e que os Estados Unidos enviarão mais soldados para o Afeganistão, mas deixam para depois a guerra dos morros cariocas que já desceu para as praias do Leme ao Leblon. E nem dizem nada que a "marcha dos 150 mil pelos royalties" foi um tiro no pé de Cabral - o que descobriu que lula é um pequeno polvo, mas que pode ser pesacdo como simples traíra.

Até os programas políticos de horário gratuito na TV fazem bem ao fígado dos filhos da pauta: não falam de política, de planos de governo, de programas de realizações; tratam de lutas contra males pessoais, como se um vice não fosse um governante a postos para governar. E assim fortalecem a inutilidade enfraquecendo o que é útil e necessário.


Dizendo absolutamente nada, os filhos da pauta montam seus jornais, suas revistas eletrônicas de week ende desmontam a percepção de que, nas falsas democracias, os governos são formados por uma minoria de espertos, usando a esmagadora maioria de tolos.

E, então, porque hoje é sábado, resta como sempre a perspectiva de domingo. E já que não é bom inventar notícia, guarde apenas a convicção de que na democracia o câncer incurável é a demagogia, república livre e desbragada do demagogo.