O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de mai. de 2009

REVOADA INÚTIL

De nada tem valido essa revoada permanente de Lula pelo mundo afora. Depois de ser "o Cara" para Obama e apertar efusivamente a mão de Hu lá na China, levou uma punhalada tipo assim aquela que tomou do Zé Dirceu no falecido caso mensalão: Estado Unidos e China votaram contra a indicação da juiza Helen Gracie para a esperada vaga no Órgão de Apelação da OMC - Organização Mundial do Comércio.

Lula, a essa altura está todo furado: de nada adiantaram até agora suas visitas a Venezuela, Bolívia, Argentina e por aí afora e adentro... Perdeu petróleo, perdeu gás, pagou dobrado pelo que importa e exporta para o país dos Kirchners. Lula voa por voar. Para se exibir e fazer as duas coisas que mais gosta: discurso e nada mais. Mais do que Ellen perder a vaga para o advogado mexicano Ricardo Ramirez, o candidato de Lula para o lugar de Ellen no STF o advogado Zé AntônioToffoli - advogado-geral da União, perdeu a vaga que seria deixada pela proba magistrada no Supremo Tribunal Federal.

Com essa, Toffoli vai ter que esperar mais um ano para pegar a boca. Já não será a de Ellen Gracie e sim a cadeira de Eros Grau que deixa o togão por tempo de uso. Mas, ele sabe que o futuro a Deus pertence. E até lá Deus - exausto, coitado - já pode ter desistido de ser brasileiro.

A derrota do Brasil em Genebra veio em razão justamente do que Lula pensou que vinha conquistando até agora: a amizade e o prestígio junto aos presidentes dos países que andou revoando esse tempo todo. Nos últimos dias - se achando - Lula desfechou uma blitz telefônica mundial e pediu a indicação de Gracie. A mendicância lulática irritou os mexicanos que foram só até aonde tinham que ir, à OMC. Pediram que fosse levado em conta no momento da escolha o critério do conhecimento técnico. Ellen Gracie passou pela desconfortável humilhação de ser considerada ignara na matéria.

Lula agora e, como sempre, faz de conta que não foi ele e troca de assunto por um dos seus chavões: -Ah, aquela vaia lá na Bahia, foi o aplauso dos que não gostam...