O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de mai. de 2009

RESPONSABILIDADE E PATRIOTISMO

Nada como uma CPI para tirar a barriga-verde da miséria: Ideli Salvatti, uma senadora de olho-grosso, já começou a aparecer de novo. Saiu do jejum de esquecimento para destilar sua peçonha a respeito de acordos, suas quebras e seus requebros. Ela se junta sempre, na primeira oportunidade, à tropa de choque governista.

Desta vez, é para tomar conta da CPI da Petrobrás que, como os demais tropeiros, desde logo abominou. Não tem nenhuma vergonha em revelar com sua atitude que a intenção é esvaziar a CPI, desmoralizando assim um instituto político de defesa do cidadão e do país. Essa, no entanto, deve ser a visão mais clara que Lula e seu séquito têm de "responsabilidade" e "patriotismo".

Pois, enquanto se exibe aos oportunos holofotes da mídia, Ideli segue sua teimosa caminhada de candidata ao governo de Santa Catarina, pedra que impede a passagem do PMDB na mesma direção. Isso contraria o plano de aliança nacional, objeto do desejo de Lula para sentar a Mãe do PAC na sua cadeira em 2010.
ENTRELINHAS - Só para registrar: quem está contra a CPI da Petrobrás, prefere valorizar "diante da crise mundial" a face escura da lua que ilumina a coisa pública brasileira, do que investigar a legalidade das recentes manobras contábeis, que dispensaram a Petrobrás do recolhimento de cerca de R$ 4 bilhões em impostos, e várias outras denúncias, como irregularidades no pagamento de royalties de petróleo e a suspeita - investigada pelo Tribunal de Contas da União - de superfaturamento de R$ 85 milhões nas obras de infraestrutura da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, terra do presidente da República dos Calamares.