O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de mai. de 2009

MENOS, MEU REI, MENOS...

O sol da Bahia fez mal à cuca de Lula. Ele disse que nenhum governo desse país fez pelo menos 50% do que o governo dele está fazendo pela educação. Desbibolou. Getúlio Vargas - o Pequeno Ditador, criou as universidades públicas;
Brizola - O Caudilho, inovou no Sul e no Rio, o ensino fundamental com seus Cieps. Há gente mais letrada que mexeu até demais na educação. Passarinho foi um que deu suas revoadas, mas acabou com os cursos superiores seriados. Inventou a desagregação das turmas acadêmicas. Foi aí que a UNE deu os doces. Chamado em baianês de "Lula, meu réi", o presidente Da Silva saiu do encontro com o latin lover Hugo Chávez se achando o grande reformador educacional do Brasil. Ledo engano. Veja aí o que conta esse levantamento fresquinho do Inep, instituo de pesquisas ligado ao próprio MEC:

Os dados do censo da educação básica mostram que 27% dos professores de quinta a oitava série não têm diploma de ensino superior com licenciatura, habilitação legal exigida para dar aula a esses estudantes.Segundo o censo, que aponta pela primeira vez dados individuais dos mais de 1,8 milhão de docentes nas escolas públicas e particulares do Brasil, 0,8% do total de professores estudou apenas até a oitava série. Esses profissionais dão aula a cerca de 600 mil alunos (1% das matrículas).
A pesquisa aponta ainda o descompasso entre a formação dos professores e a disciplina por eles estudada. Dos professores de física no ensino médio, só 25% fizeram curso universitário específico. Até teólogo e bibliotecário dão aulas de física, se você quiser saber.
Uma das principais razões que afastam profissionais de diversas áreas do magistério é o baixo salário oferecido - garantem os que tiram o corpo fora.