O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de mai. de 2009

LULA, CHÁVEZ & IDOSOS DE RUA

R. Stuckert/PR

Enquanto Lula repassa, lá na Bahia, dinheiro público - mais de U$ 4,5 bilhões - para o rufião latin lover Hugo Chávez - gigolô preferido dos cofres continentais, mantém o veto à lei que concederia 16,67% de aumento para o salário dos aposentados, desde 2007. Sobre isso, veja o que a Agência Senado assistiu esta manhã na Comissão de Direitos Humanos da Casa do Polvo:

Se o Brasil não se apressar, teremos "idosos de rua", diz gerontólogo social.
Redação Agência Senado

Participando agora de audiência pública, João Batista de Medeiros, que é gerontólogo social, afirmou que o envelhecimento da população brasileira acontece de maneira tão rápida, que, caso esse grupo da população não receba a devida atenção social e de assistência à saúde, o país terá, neste terceiro milênio, "idosos de rua".

O especialista, que participa de audiência conjunta realizada pelas comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS), informou que, apesar de os idosos representarem 23 milhões de brasileiros, não estão tendo a maioria de seus direitos, previstos pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso, respeitados.

Antes de Medeiros, falou a médica geriátrica Elisa Franco de Assis Costa, que enfatizou a necessidade que têm os idosos de um olhar específico e direcionado por parte do sistema público de saúde, porque, nessa fase da vida, os problemas de saúde se intensificam muito.

Elisa, que é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), explicou que essa condição, comum ao Brasil e a todos os países do mundo, e apesar de ser mais ou menos óbvia, precisa ser sempre lembrada. A doutora falou ainda que a maior mortalidade dessa faixa etária ocorre nos hospitais e em pacientes idosos do sexo masculino.

RODAPÉ - São mais de 23 milhões de aposentados no Brasil. Todos fortes candidatos à próxima sacada do governo, a Bolsa-Idoso de Rua.