O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de mar. de 2009

REPÚBLICA CALAMAR



De repente, a Casa do Polvo dá a impressão de que está pegando fogo. Mas, é tudo nuvem passageira. O pior nessa história de botar 181 diretores do Senado no olho da rua é que acabam de mandar embora justamente 50 dos que trabalhavam. Senador que vive flanando, fica numa boa. Do jeitinho que está só pra ver como é que fica.

Tem outra coisa ruim para o governo, nisso de demitirem diretores do Senado: eles agora vão querer seguro-desemprego, Bolsa-Família, essas coisas. Que prejuízo.

O que será que vai fazer agora o Diretor de Anais?!? Se duvidarem, vai procurar vaga numa revenda de lubrificantes. Essa história não está cheirando bem.

Tá, a gente já sabe: o Sarney é só bigode. Já pensou se ele usasse barba que nem o presidente. Os dois poderiam se revezar: um dia Lula ia pro Senado; no outro, Sarney voltava pro Palácio.

E o Renan Calheiros bufa que está na hora do noticiário mudar a agenda com relação ao Senado ”ninguém agüenta mais essa história de demissão dos diretores”. Então tá, vamos mudar de assunto: e a Moniquinha como é vai? E o gado voltou pro curral? Quem não serve para presidir o Senado serve para ser senador?

O petista Tião Viana por um triz não foi presidente do Senado. A Casa do Polvo escapou de mais uma boa: descobriram que ele emprestou o celular senatorial para filha viajar para o México. Mas sua assessoria já informou: é que o aparelho é poliglota, pode ser grampeado por Prótegenes em todos os idiomas. Qualquer dia ela viaja para Hong Kong. Deus nos livre e guarde que ela esqueça o artefato.


Estão queimando o filme do senador Tião Viana só porque emprestou o celular do Senado para a filha viajar pro México. Isso não é nada perto do que o presidente da República já fez pelo Lulinha. Esse pessoal ainda acha que o Brasil é um “Natal extraordinário” permanente: não basta ser pai; tem que participar.

Pronto, não falta mais nada na República dos Calamares: entra em cena o celular corporativo.

Protógenes Queiroz se meteu a algemar Daniel Dantas e olha só no que deu: vai passar por acareação. A CPI viu “contradições flagrantes” nos seu depoimento e agora quer colocá-lo frente a frente com Lacerda. No mínimo, não vai dar em nada; no máximo, dá uma rima.

Uma das cicatrizes mais profundas da Redentora foi o AI-5. De FHC a Lula, não há um dia que não desabe um AI-5 sobre a cabeça da população brasileira. É que os atos institucionais vêm disfarçados com uma cobertura constitucional que atende pelo codinome de Medida Provisória. Naquele tempo fecharam o Congresso Nacional. Hoje, Lula não quer nem de longe sonhar com uma coisa dessas. Quanto mais aberta a Casa do Polvo, melhor para a República Calamar.