O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

2 de mar. de 2009

L'OSSERVATORE PIANÍSSIMO

Carlos Eduardo Behrensdorf
Roma
Comida & Bebida no Sanatório da Notícia I

Sei que coloco o meu pescoço na guilhotina, mas, depois de um ano, quatro meses e cinco dias, não tenho como não responder aos que me perguntam onde comer bem em Roma. Querem saber sobre restaurantes em Roma, onde encontrá-los. Só posso dizer o seguinte: há dezenas deles por ruas e piazzas; são incontáveis no Centro Histórico.
Sem, ou com exagero, se levarmos em consideração a Roma de todos os bairros – e põe o Trastevere nisso – pense em milhares deles. É uma loteria na qual dificilmente quem joga perde...
Carrego no meu porta-cartão cinco nomes onde levo amigos ou viajantes apressados que passam por aqui. Não há necessidade de táxi, ônibus ou metrô para chegar a qualquer um deles. Me procure que eu levo...
Vamos lá:
Osteria dé “MEMMO” – i “SANTORI”
Via dei Soldati, 22-23
Tel: 06.68135277
Fax: 06.68135112
www.osteriadememmoisantoriit

Imbatível nas entradas e frutos do mar. Fica escondido num beco entre a Piazza Navona e o Tibre, paralelo a uma das quadras mais importantes do Centro Histórico, a Zanardelli – entre dois museus, artesãos, livraria, tapeceiros, consertos e vendas de luminárias, outros becos, outros restaurantes e um bar de esquina modernoso
Hostaria Constanza
Piazza Paradiso, 63/65
Tel: 06.6861717
Fax: 06.6865167
www.hostariaconstanza.com

Escondido numa micro-praça perto do movimentado Campo de Fiori, um paraíso para turistas. A porta é de um esconderijo. A comida é de primeira com um detalhe: o restaurante funciona no que sobrou do teatro Pompeo, ou seja, ruínas bem conservadas com iluminação de teatro. 99,9% dos freqüentadores são romanos.
Ciccia Bomba Pizza & Co
Via del Governo Vecchio, 76
Tel: 06.68882108
Nos fundos da embaixada brasileira. A freqüência inclui funcionários da embaixada, executivos e executivas, gente jovem e, eventualmente, alguns turistas que não atrapalham ninguém. Ao contrário, em determinados horários entende-se o que poderá ter sido a Torre de Babel.
Ristorante Rosa Rosae
Via di Pietra, 88
Tel.06.6786789
Fica numa das ruas mais estreitas e encantadoras do Centro Histórico. Se caminhar ligeiro passará batido pelo restaurante, a não ser que o garçom consiga convencê-lo a entrar. Neste restaurante estão, seguramente, os garçons mais descontraídos desta parte da cidade.
Ristorante – Pizzeria Popolo Caffè
Via Flamínia 9/11
Tel: 06.3212573
Aqui vou pelo menos uma vez por dia para almoçar, jantar ou fazer o lanche. É pequeno, com cinco mesas no térreo e mais 14 no andar de cima. O pizzaiolo é um dos melhores das redondezas e todos e todas conversam com os fregueses. Pela proximidade com a Piazza del Popolo até turistas aparecem.

Dica geral que me foi dada pelo Armando Coelho Borges, conhecedor e freqüentador dos melhores restaurantes europeus: não vacile na escolha dos vinhos e aceite a indicação do vinho da casa, preferencialmente, se vier em jarra.

Detalhe: em todos os que constam desta micro-lista, numa pedida com entrada, um prato, vinho ou refrigerante, garrafa de mineral, sobremesa e café a despesa oscila entre 12 e 18 euros.
Bom proveito!
(Carlos Eduardo Behrensdorf, nostra Fontana Azzura)