O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de mar. de 2009

L' OSSERVATTORE PIANISSIMO

Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma

NEM TÃO AFINADOS ASSIM

A União Européia aplica um concreto chega-pra-lá às pretensões dos Estados Unidos para aplicar mais dinheiro público que ajude a abreviar o período crítico da atual crise.
O bem falante e pouco convincente Barack Obama bate numa rocha européia, Ângela Merkel, chanceler da Alemanha.
Como o governo alemão banca planos de estímulo à economia que atingem a cifra de 80 milhões de euros, La Merkel recusa-se a colocar mais dinheiro sobre a mesa e alerta a parceria européia: nada sairá dos cofres até que as medidas já adotadas façam efeito.
Sem muita conversa Ângela Merkel alerta que qualquer estímulo adicional do gasto público dispare o déficit.
Mesmo sem dar os nomes dos santos ela conclui: um grande número de Estados encontra-se em déficits excessivos, o que criará problemas em curto prazo e no futuro. (Carlos Eduardo Behrensdorf, de Roma)

NENHUMA GUERRA É SANTA

Juan Migel Muñoz é repórter do jornal espanhol El País que circula na Europa e se encontra em todas as bancas de Roma. Em sua edição da última sexta-feira o jornal publicou matéria de Muñoz, enviada de Jerusalém e reproduzindo as declarações publicadas no diário israelense Haaretz sobre as experiências de alguns soldados judeus BA última guerra em Gaza, chamada de “operação” pelo governo e pelo exército de Israel.
A seguir reproduzo algumas delas:

  • “Cuando entrábamos en una casa, se derribaba la puerta y disparábamos”.
  • “Cagaban em el interior de las lavadoras o dejaban los excrementos en la nevera.”

Os soldados israelenses deixaram por escrito algumas mensagens nas casas onde não encontraram ninguém:

  • “No tolerância, venimos a aniquilar”.
  • “Muerte a los árabes”.

Quem quiser mais detalhes o endereço do El País é o seguinte: www.elpais.com. (Carlos Eduardo Behrensdorf, de Roma)

MARATONA ROMANA

Espero que a televisão brasileira mostre boas tomadas da maratona de Roma que se realizou neste domingo. Quem vê a competição pelas cenas captadas de um helicóptero tem uma idéia do que é Roma em domingo de sol.
Na prova, as divisões de sempre: no primeiro pelotão disparados na frente, os africanos; no segundo grupo, alguns prováveis candidatos a uma boa colocação e as mulheres. A partir daí, só festa.
E como os romanos são festeiros mesmo, quem fica nas calçadas aplaude todo e qualquer corredor, mesmos aqueles que correm fantasiados de legionários ou em batas e os que demoraram mais de três horas para concluir a prova, mas concluem.(Carlos Eduardo Behrensdorf, de Roma)